Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado
Imagem: IP - Infraestruturas da Portugal

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.


Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”
Imagem: dinheirovivo.pt - Julien Nizet/DR

Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”

Apesar de um novo governo, o ministro espanhol dos Transportes não espera mudanças no empenho de Portugal relativamente à alta velocidade. Óscar Puente garante que os países ibéricos têm boas relações ferroviárias


A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

“Não tenho um número rigoroso, mas o investimento global entre Lisboa e Valença, se incluirmos a segunda fase da ligação Porto – Valença, deverá andar pelos 7 mil, 8 mil milhões de euros”, avançou o secretário de Estado das Infraestruturas, em declarações à “Lusa”

Estudo AMT “Tarifação da Infraestrutura Ferroviária – Análise e Recomendações”

Estudo AMT “Tarifação da Infraestrutura Ferroviária – Análise e Recomendações”

Numa altura de “caos climático”, em que é necessário dar sentido de urgência às medidas de recuperação da sustentabilidade do nosso planeta no âmbito das transições ambiental, energética e digital, a AMT pretende dar um contributo para a sua plena implementação, tendo em conta os instrumentos nacionais e internacionais aplicáveis, e as melhores práticas e orientações resultantes de benchmark nacional e internacional.

All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

O All-American Rail Group (AARG) assinou, em Luanda, um Memorando de Entendimento (MOU) com o Ministério dos Transportes para apoiar a integração do plano de expansão ferroviária do Norte do país. Este projecto, avaliado em 4,5 mil milhões de dólares, visa ligar a ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu.  O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu. O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

O novo Aeroporto Internacional do Lobito (NAIL) vai ser inaugurado daqui a três semanas e, com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, dinamizado com investimento americano, coloca o setor dos transportes numa posição de destaque na economia angolana.

Mensagem do Ministro João Galamba

Mensagem do Ministro João Galamba

A realização do 2º Ciclo das Conferências Técnicas Ferroviárias de Angola, organizada pela ATECFA – Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola, enquanto Ministro das Infraestruturas, atesta o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado. Tendo, enquanto Ministro das Infraestruturas, a tutela do sector Ferroviário em Portugal, queria deixar-vos uma curta mensagem de saudação a este evento (...)

Carta Aberta do Presidente e ex-Presidentes da ADFERSIT ao Senhor Primeiro Ministro

Carta Aberta do Presidente e ex-Presidentes da ADFERSIT ao Senhor Primeiro Ministro

Durante a visita de membros do governo e responsáveis da Infraestruturas de Portugal às obras da linha ferroviária Évora-Elvas no passado dia 21, à pergunta de V.ª sobre a eventual mudança de bitola ibérica para a bitola standard-UIC (“europeia”) - “No dia em que haja essa mudança em Espanha, e se possa fazer essa mudança aqui, desaparafusa daqui, aparafusa ali. É isto?” – foi-lhe respondido que era “isso mesmo”.