HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

No contexto da divulgação de contribuições para o esclarecimento público sobre as diversas soluções aeroportuárias para Lisboa, publicamos um novo contributo sobre o HUB Aeroportuário Alverca-Portela da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST).

Para ver publicações anteriores sobre o este tema clique abaixo:


HUB Alverca-Portela  -  Uso do mouchão da Póvoa para pistas aeronáuticas

HUB Alverca-Portela - Uso do mouchão da Póvoa para pistas aeronáuticas

Este documento, da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST), é uma contribuição para a problemática do "novo" aeroporto de Lisboa em alternativa às soluções atualmente em análise.

As diversas alternativas, incluindo o HUB Alverca-Portela, foram tema de várias sessões técnicas promovidas pela ADFERSIT em Janeiro de 2020.


HUB Aeroportuário ALVERCA+PORTELA: Uma alternativa a considerar. Uma oportunidade a não perder.

HUB Aeroportuário ALVERCA+PORTELA: Uma alternativa a considerar. Uma oportunidade a não perder.

A destruição dos diques de proteção de um mouchão do Tejo que se desenvolve em frente a Alverca, com a consequente salinização dos solos e destruição da sua capacidade agrícola por décadas, permitiu que se retomasse a análise do possível aproveitamento das instalações aeroportuárias e oficinais de Alverca (base aérea e OGMA) para reforço das capacidades aeroportuárias de Lisboa, nomeadamente para fazer face ao esgotamento do aeroporto da Portela – Humberto Delgado.