Sines entre os 15 Maiores Portos Europeus de Contentores

Sines entre os 15 Maiores Portos Europeus de Contentores

O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu em 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.

Pireu alcançou 2019 memorável e, com 5,6 milhões de TEU, já lidera no Mediterrâneo

Pireu alcançou 2019 memorável e, com 5,6 milhões de TEU, já lidera no Mediterrâneo

A Autoridade Portuária do Porto de Pireu divulgou os resultados do desempenho financeiro do ano de 2019 – segundo o CEO da entidade, o ano transacto marcou a melhor temporada de sempre do porto grego em termos de rentabilidade, tornando-se o líder em termos de movimentação de carga contentorizada na região mediterrânica, com 5,6 milhões de TEU manobrados no terminal de contentores.

Contentores: Pireu cresce 23,8%, enquanto o triunvirato espanhol (Valência, Algeciras e Barcelona) cresce 7,3%.

Contentores: Pireu cresce 23,8%, enquanto o triunvirato espanhol (Valência, Algeciras e Barcelona) cresce 7,3%.

O porto grego de Pireu, sob gestão chinesa (da COSCO), cresceu 23,8% face aos primeiros seis meses de 2018, saltando para a sexta posição do top-15. Entre as subidas estão, também, todos os portos espanhóis que integram a tabela: Valência, na quinta colocação (o porto espanhol melhor posicionado), cresceu 8,7%, ao passo que Algeciras (na sétima posição), cresceu 8,2%. O terceiro melhor porto de nuestros hermanos foi Barcelona (nono lugar), com uma subida homóloga de 5,1%.

Conexão ferroviária Yiwu-Madrid já rendeu tráfego de 500 mil contentores desde 2014

Conexão ferroviária Yiwu-Madrid já rendeu tráfego de 500 mil contentores desde 2014

Apesar de, no papel, Espanha não ter-se vinculado à mega-iniciativa One Belt One Road, na prática, está bem enraizado no sistema logístico espanhol o conceito chinês idealizado pelo Executivo de Xi Jinping – desde 2014, ano da inauguração a ligação ferroviária entre Madrid e Yiwu (no Leste da China), os comboios de mercadorias fizeram 600 viagens e transportaram 500.000 contentores.

Contentores: Setúbal e Leixões fixam «melhores marcas de sempre» e Sines reforça liderança

Contentores: Setúbal e Leixões fixam «melhores marcas de sempre» e Sines reforça liderança

Boas notícias para os portos lusos no que toca à movimentação de carga contentorizada: em termos globais, os portos do Continente movimentaram mais de 755 mil TEU nos primeiros três meses do ano, correspondendo assim este valor a uma «variação homóloga de +12,7% face a igual período de 201», adiantou, através de um comunicado, a AMT. Os destaques vão para os portos de Sines, Setúbal e Leixões.

Contentores: Setúbal e Leixões atingem "melhor marca de sempre" no período Janeiro-Fevereiro

Contentores: Setúbal e Leixões atingem "melhor marca de sempre" no período Janeiro-Fevereiro

Já é conhecido o relatório de actividades de Fevereiro da Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT) referente aos dois primeiros meses de 2019 – os portos do continente obtiveram, no seu conjunto, uma movimentação de cargas de 15,35 milhões de toneladas, à qual correspondeu um crescimento homólogo de 4,3%. No que toca ao segmento dos Contentores, frisa a AMT os positivos registos de Setúbal, Leixões, e, claro, Sines.

Porto de Sines reforça liderança nos contentores; Leixões também aumenta quota

Porto de Sines reforça liderança nos contentores; Leixões também aumenta quota

A Revista Cargo teve acesso aos dados veiculados pelo relatório de actividades da AMT referente aos dois primeiros meses de 2019: os portos do continente movimentaram 15,35 milhões de toneladas, o que se traduziu num crescimento homólogo de 4,3%. No segmento dos Contentores, os portos de Setúbal e Leixões obtiveram «a melhor marca de sempre» no período Janeiro-Fevereiro. Sines e Leixões também merecem destaque.