Portugal na Linha da Frente na Digitalização

Portugal na Linha da Frente na Digitalização

A transição digital é atualmente um dos pilares dos principais instrumentos de gestão europeus e nacionais.

É uma das seis prioridades da atual Comissão Europeia, no sentido desta transição criar benefícios tanto para as pessoas como para as empresas e contribuir simultaneamente para que a UE possa alcançar o seu objetivo de uma Europa com um impacto neutro no clima até 2050. 

José Luís Cacho (APS): JUL é «grande vantagem» que trará maior «competitividade» ao Porto de Sines

José Luís Cacho (APS): JUL é «grande vantagem» que trará maior «competitividade» ao Porto de Sines

José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores de destaque do 14º Congresso da ADFERSIT, ocorrido nos dias 3 e 4 de Novembro. Integrado no painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’, abordou os factores que concorrem para tornar a actividade de transhipment competitiva no Porto de Sines – neste contexto, realçou a importância da ferramenta Janela Única Logística (JUL) para a agilização dos processos e a interligação fluída entre players, permitindo elevar a eficiência a um novo patamar.

Os Sistemas de Informação no Porto de Sines – da JUP à JUL

Os Sistemas de Informação no Porto de Sines – da JUP à JUL

Em janeiro de 2003 começam a dar-se os primeiros passos com vista à digitalização do Porto de Sines e dos restantes portos nacionais. O projeto da JUP – Janela Única Portuária visava disponibilizar uma plataforma centralizadora harmonizada, funcionando como concentrador (hub) de informação no porto, sendo esta colocada uma só vez e disponibilizada aos interessados.

Decreto-lei da "Janela Única Logística": Portugal torna-se «um dos mais avançados em matéria de digitalização», diz a DGRM

Decreto-lei da "Janela Única Logística": Portugal torna-se «um dos mais avançados em matéria de digitalização», diz a DGRM

Foi publicado o Decreto-lei n.º 158/2019, de 22 de Junho, que estabelece as condições de funcionamento e acesso à JUL e define a respectiva governação, gestão e operação, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva 2010/65/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Outubro de 2010, relativa às formalidades de declaração exigidas aos navios à chegada e ou à partida dos portos dos Estados-Membros.