CEF 2019 concede 6,5 milhões para a electrificação da linha ferroviária Vigo-Porto

CEF 2019 concede 6,5 milhões para a electrificação da linha ferroviária Vigo-Porto

A Comissão Europeia anunciou na Sexta-feira passada (dia 27) os 39 projectos selecionados a serem financiados pelo mecanismo comunitário CEF Transport 2019, o mecanismo financeiro da União Europeia para apoiar a infra-estrutura de transporte, que terá um investimento de 117,2 milhões de euros. Espanha conseguiu incluir um total de sete projectos, que receberão um investimento de 25,8 milhões de euros.

Que investimento ferroviário nos próximos anos?

Que investimento ferroviário nos próximos anos?

Vantagens competitivas, escala mínima, conceção e programação dos investimentos

São bem conhecidas de todos as grandes vantagens do transporte ferroviário: a elevada eficiência energética (por virtude do baixo atrito roda-carril), a capacidade de movimentação de cargas pesadas e de grandes fluxos de passageiros, e um nível muito mais elevado de segurança. É também sabido que a eletrificação deste transporte ainda ajuda ao pleno aproveitamento das suas virtualidades. 

Governo alemão anuncia investimento de 86,2 mil milhões de euros na malha ferroviária do país

Governo alemão anuncia investimento de 86,2 mil milhões de euros na malha ferroviária do país

A Alemanha anunciou no passado dia 26 o investimento de 86,2 mil milhões de euros na reconfiguração da malha ferroviária nacional. O valor será investindo ao longo dos próximos dez anos. A maior parte saíra dos cofres do governo federal, que ficará a cargo de alocar 62 mil milhões de euros para o projecto, tido como estruturante. A Deutsche Bahn (DB), a empresa que opera o serviço ferroviário, investirá 24,2 mil milhões de euros.

Porto de Valência ambiciona ter conexão ferroviária com França através de Canfranc

Porto de Valência ambiciona ter conexão ferroviária com França através de Canfranc

Dado o expectável aumento do tráfego no porto de Valência (recorde-se que o porto espanhol tem estado recentemente no epicentro de problemas de congestionamento rodoviário) o presidente da Autoridade Portuária, Aurélio Martínez, defendeu a ideia de que é necessário «pensar na abertura de uma nova passagem entre a Espanha e o sul da França via Canfranc», uma vez que «as acessibilidades transfronteiriças acabarão saturadas».

IP diz ser «reconhecida a necessidade de investimento na melhoria do sistema ferroviário»

IP diz ser «reconhecida a necessidade de investimento na melhoria do sistema ferroviário»

Contactada pelo jornal ‘Público’, a Infraestruturas de Portugal (IP) reagiu às conclusões e avaliações do mais recente relatório anual da consultora Boston Consulting – recorde-se que Portugal recebeu uma pontuação de 1,5 em termos de performance ferroviária, bem abaixo da média europeia de 4,8. O organismo vincou que a resposta aos problemas identificados reside no programa ‘Ferrovia 2020’.

IP procura interessados para oito terminais ferroviários de mercadorias

IP procura interessados para oito terminais ferroviários de mercadorias

Empresa está a promover consulta ao mercado para perceber se há interesse em lançar concurso público. Associação dos Transitários agradece o esforço, mas duvida do sucesso da iniciativa.

O objectivo da Infra-estruturas de Portugal (IP) é claro e assumido: aumentar o número de cargas ferroviárias que circulam na rede nacional. A empresa pública tem dois terminais concessionado na Bobadela, e explora directamente outros dois, um na Bobadela e outro em Leixões. 

MSC adquire a maioria da operadora ferroviária espanhola Laumar Terminales Ferroviarias

MSC adquire a maioria da operadora ferroviária espanhola Laumar Terminales Ferroviarias

A MSC adquiriu a maior parte das acções da operadora ferroviária espanhola Laumar Terminales Ferroviarias, anteriormente de propriedade da Laumar Cargo. Esta empresa gere os armazéns de carga ferroviária em Vicalvaro e Torrejon de Ardoz, ambos situados em Madrid. Como resultado desta operação, a MSC fortalece os seus serviços entre Madrid e o Porto de Valência.

Bruxelas diz que ligações marítimas e ferroviárias são «insuficientes» e incita Portugal a investir mais

Bruxelas diz que ligações marítimas e ferroviárias são «insuficientes» e incita Portugal a investir mais

«Insuficientes ligações marítimas e ferroviárias» e «disparidades regionais»: este é o veredicto taxativo da Comissão Europeia sobre a conectividade de Portugal e o actual estado do país no que toca ao sector dos Transportes. Daí a recomendação do organismo ir no sentido de uma necessidade de maior investimento, tanto na área dos Transportes e como também na Inovação.

Jorge Rosa (Mobinov): «Transporte ferroviário inexistente põe em causa a nossa competitividade»

Jorge Rosa (Mobinov): «Transporte ferroviário inexistente põe em causa a nossa competitividade»

Em entrevista concedida ao ‘Dinheiro Vivo’, Jorge Rosa, presidente da Mobinov, abordou o tema da transformação da indústria automóvel e o dossier da conectividade ferroviária portuguesa. O presidente da Mobinov (que reúne os fabricantes de carros e de peças e ainda o comércio automóvel), frisou que a mudança na indústria automóvel lusa ocorrerá sobretudo nas unidades de componentes e não nas linhas de montagem.

Tráfego Ferroviário volta ao ativo no Porto de Algeciras, após 7 meses de inoperância

Tráfego Ferroviário volta ao ativo no Porto de Algeciras, após 7 meses de inoperância

O Porto de Algeciras voltará, a partir do próximo dia 13 de Maio, a poder contar com total a operacionalidade da sua vertente ferroviária, uma vez concluídas as obras de reabilitação efectuadas durante os últimos sete meses, entre Campillos e a estação ferroviária de Bobadilla. Recorde-se que a situação de paralisação, causada por temporais, arrastava-se desde Outubro de 2018 e gerou críticas diversas em Espanha. 

UE e China realizam estudo conjunto sobre corredores ferroviários sustentáveis

UE e China realizam estudo conjunto sobre corredores ferroviários sustentáveis

A União Europeia e a China revelaram que realizarão um estudo conjunto sobre corredores de transporte ferroviários sustentáveis entre a Europa e a China. Este objectivo comum foi acordado durante uma reunião da Plataforma de Conectividade UE-China, em 8 de Abril, ocorrida na cidade de Bruxelas.